MIXED

Novo projeto da União Europeia que integra
o Instituto Superior de Agronomia e a Consulai

Analisar benefícios dos sistemas agro silvo pastoris,

clima e meio ambiente.

 

PROJETO EUROPEU MIXED

Reúne 19 parceiros de 10 países da União Europeia

(Portugal, Dinamarca, Roménia, Suíça, Reino Unido, Holanda, Polónia, Alemanha, Áustria e França), começou em outubro de 2020.

OBJETIVO

Encontrar soluções inovadoras para os diferentes sistemas agro silvo pastoris na Europa.

 

O projeto MIXED começou em outubro de 2020

O projeto MIXED tem um orçamento total de 7 milhões de euros

MIXED_foto 3 para site

“Não é todos os dias que ganhamos um projeto assim, e não tenho dúvidas de que o conhecimento que adquiriremos com este projeto ajudará a aumentar a sustentabilidade e a resiliência da agricultura em Portugal e na Europa, principalmente em relação às alterações climáticas.”

Cláudia Marques dos Santos Cordovil

Professora do ISA e coordenadora do projeto MIXED no ISA.

EM PORTUGAL

O projeto é executado pelo ISA-Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa), em colaboração com a empresa Consulai.

A coordenação geral do MIXED é da responsabilidade da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que conduzirá o projeto em estreita colaboração com os restantes parceiros europeus.

DURANTE 4 ANOS

O projeto irá desenvolver redes em toda a Europa, cobrindo uma ampla gama de sistemas agro silvo pastoris.

Para além da aprendizagem, que irá resultar da ligação entre os parceiros europeus, irá criar-se uma base de conhecimento científico sobre métodos e sistemas que podem ajudar a desenvolver o sector agrícola europeu numa direção sustentável.

MIXED_foto 2 para site

EFICIÊNCIA DA PRODUÇÃO

A utilização de recursos como a água, os nutrientes, o solo
e os serviços de ecossistemas, deve ser reforçada na agricultura europeia,
nomeadamente nos sistemas agro silvo pastoris.

INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS AGRO PASTORIS…

Pode trazer muitos benefícios em termos de sustentabilidade, resiliência às alterações climáticas, eficiência no uso de nutrientes e aumento da biodiversidade.

A agricultura mundial enfrenta alterações climáticas e grandes mutações nas políticas agrícolas e nas condições estruturais. Há constrangimentos graves causados por essas alterações, sobretudo se não existirem sistemas de produção agrícola robustos e resilientes.

O MIXED AJUDARÁ

A desenvolver sistemas economicamente eficientes, com produtos competitivos de alta qualidade e, simultaneamente, resilientes às mudanças climáticas e eficientes para atender às metas ambientais.

  • Produção de culturas com elevada eficiência de azoto para melhor gestão da água. O grupo operacional NEP tem parceiros vindos do sistema científico, da indústria, da produção agrícola e das organizações de produtores, que trabalham em conjunto para um objetivo comum:

  • "A História do Azoto, Bom em Pequenino e Mau em Grande". O livro explica aos mais novos (e não só) os mistérios do azoto. A publicação faz parte do projeto NitroPortugal que mapeou as zonas de Portugal continental, que têm mais poluição

  • Boas práticas agrícolas para a redução das emissões de amoníaco. Após o sucesso das políticas para a redução das emissões de dióxido de enxofre (SO2) e de óxidos de azoto (NOX), foi desenvolvido um guia de boas práticas para as emissões